Na EcoSistemas acreditamos em PESSOAS!

29/11/2019

São elas que inovam os NEGÓCIOS!

Vivemos hoje em um mundo em que a tecnologia está cada vez mais disponível e acessível para todos. Plataformas na nuvem permitem a qualquer empresa produzir aplicações de maneira rápida e com preço justo.

Hoje startups e empresas gigantes oferecem serviços muito semelhantes quando se trata de acesso à tecnologia. A EcoSistemas acredita que cada vez mais as empresas dependem das pessoas para se diferenciar dos seus concorrentes, já que as mesmas tecnologias estão disponíveis para todos.

POR QUE A TECNOLOGIA DEIXOU DE SER O DIFERENCIAL?

Na década de 80, para se desenvolver um novo produto, eram necessários grandes investimentos em profissionais altamente qualificados com uma infraestrutura de TI robusta. Nesta época somente empresas com alto poder financeiro tinham condições de obter equipes capacitadas e por isso tinham uma enorme vantagem competitiva sobre as demais e, por isso, mantinham-se líderes em seus segmentos por muitos anos.

Nos dias de hoje, facilmente um projeto é elaborado para construção de uma nova solução na nuvem que rapidamente é disponibilizada no mercado.

Esse cenário torna mais justo a competição entre empresas de pequeno com as de grande porte, abrindo um leque muito grande de possibilidades diante das tecnologias disponíveis junto com a mão de obra. Por isso, tem sido cada vez mais comum vermos empresas grandes sendo trocadas por startups criadas há poucos anos que além de entregar um bom produto conseguem fazer um atendimento diferenciado.

Hoje a tecnologia está disponível para todos de forma muito fácil. A vantagem está em como cada empresa aplica essa tecnologia ao seu modelo de negócio, criando mais valor para os seus clientes e aumentando a produtividade dos seus processos.

Sendo assim, fica mais claro perceber que as pessoas se tornaram o centro das inovações que se fazem necessárias para as empresas se destacarem. São elas que, com o conhecimento das possibilidades tecnológicas criam modelos que irão de fato revolucionar os negócios.

ORGANIZANDO A EMPRESA PARA A CULTURA DE INOVAÇÃO

Já sabemos que as pessoas são os grandes responsáveis por inovar e por isso criar um caminho para envolver todos na inovação é o que faz a diferença.

Como fazer isso? Cada empresa possui seus perfis de colaboradores e também sua cultura e por isso não há uma fórmula mágica, mas alguns passos podem ser seguidos para começar a mudança de cultura de inovação na empresa.

Nossa Visão:

  • Lance metas claras para a organização;
  • Engaje as pessoas para a inovação mostrando onde a empresa quer chegar;
  • Priorize as melhores ideias e valorize todas as sugestões trazidas;
  • Controle a implantação das inovações através de projetos definidos.

As lideranças precisam analisar os desafios dos negócios e compartilhar as dificuldades com a equipe, lançando os desafios envolvendo as pessoas e principalmente fazendo que as mesmas se sintam inseridas no contexto. O segredo é deixar claro a todos as metas em comum que a empresa tem para que todos possam contribuir.

Outro passo importante fica concentrado no engajamento das pessoas. Criar estímulos para participação de todos como o reconhecimento dos mais inovadores com técnicas de gamificação ou até mesmo utilização de recompensas é uma ótima estratégia.

Quanto mais pessoas estejam engajadas mais rápido se alcança os objetivos traçados e o clima organizacional se torna muito produtivo.

Para finalizar, ter uma gestão de projetos bem definida determinará o sucesso de todas ações que envolvem pessoas e projetos, visto que este processo requer tempo e muito talento com pessoas para garantir de fato que as inovações sejam aplicadas ao negócio.

CONCLUSÃO

Pessoas promovem a inovação e por isso precisamos das pessoas. Na maioria das vezes, elas já estão na nossa empresa mas precisam do apoio de uma gestão bem definida para que consigam performar.

A EcoSistemas acredita muito em pessoas e também que esta visão inspire as lideranças a mudar a sua percepção e ação a fim de que inovem melhor com as suas equipes.

© 2019 Blog de TI. Feito sob medida por EcoSistemas.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora