Infraestrutura de TI com foco estratégico na produtividade da empresa

01/11/2019

A infraestrutura de TI é um dos elementos mais importantes, sendo essencial para determinar o nível de produtividade na empresa pois está diretamente relacionada com a operação. Afinal, sem infraestrutura e um bom suporte ficamos limitados e por isso mover-se com agilidade e estratégia é preciso.

Nossa ideia aqui neste post é apresentar algumas das principais vantagens em planejar sua infraestrutura com foco estratégico focando no negócio da empresa.

Se interessou? Então continue com a leitura!

Serviço aos clientes

Tecnologia cada vez mais contribui com a organização no sentido de fornecer um melhor serviço tornando a operação mais ágil e rentável. O uso de plataformas de gestão e metodologias de suporte e atendimento com módulos estruturados colaboram com a construção da estratégia de fortalecimento da relação com os clientes.

Nesse contexto, a infraestrutura de TI é indispensável para extrair ao máximo o benefício dessas ferramentas, por meio de uma plataforma estável e um atendimento de suporte transparente em todos os ambientes de TI da empresa.

Processos mais ágeis

Uma infraestrutura de TI, desde que seja realmente adequada às características do seu negócio e às especificidades de sua área de atuação, permite um melhor gerenciamento de dados, tornando possível, a longo prazo, elevar os níveis de satisfação dos clientes. É neste sentido que precisamos diferenciar uma TI moderna porém passiva com custos altos e sem foco na busca de resultados de uma TI ágil colocando energia onde podemos agregar valor. Este é o investimento que traz retorno. Além disso, quando o responsável pela TI pode, por exemplo, ter uma visão holística de seus equipamentos, se torna mais fácil aplicar medidas que agilizem os processos da empresa.

Escalabilidade

A importância estratégica da infraestrutura de TI reside, também, na escalabilidade que oferece às organizações, para garantir a produtividade em processos de expansão ou em contextos que ensejam a mudança qualitativa da demanda. Investir correto com uma visão no crescimento traz grandes economias. A ideia aqui é fazer investimentos otimizados baseado no planejamento da empresa.

Uma visão nos processos de comunicação e processos de negócios por exemplo, aumentam a produtividade na empresa ao facilitar a disseminação de informações relevantes, em tempo real, entre todos na empresa.

Escolha do seu armazenamento de dados

Toda empresa passa pela experiência de ter que escolher um servidor ou local para armazenar seus dados e/ou sistemas. Acertar na escolha dos seus servidores é um desafio nos dias de hoje onde inúmeras opções aparecem e são estas inúmeras opções que dificultam a escolha. Um caminho errado evita não somente investimentos desnecessários a médio e longo prazo mas também compromete a segurança dos dados que são o ativo mais importante da empresa. Por isso é preciso definir a estratégia correta para armazenamento e segurança dos dados e sistemas levando em conta outras variáveis além do custo - benefício.

Parte dos ganhos de produtividade na empresa estão relacionados às funcionalidades dos servidores que são responsáveis pelo armazenamento de dados e sistemas de gestão da empresa. Algumas perguntas devem ser feitas na adoção da estratégia: quanto eu estou perdendo em produtividade com uma rede lenta ou um link instável? Quanto me custa uma invasão na rede e/ou e-mails da empresa? Tenho o mínimo de segurança em minha estrutura? Enfim, segurança, agilidade e disponibilidade são pontos que devem ser pensados em sua infraestrutura.

E aí, gostou desse artigo sobre como planejar uma infraestrutura estratégica com um custo - benefício justo? Se quiser saber mais sobre infraestrutura estratégica basta entrar em contato com a EcoSistemas Gestão & Tecnologia que teremos o maior prazer em apresentar nossos cases de sucesso e também conversar sobre a sua necessidade. 

© 2019 Blog de TI. Feito sob medida por EcoSistemas.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora