Como escolher uma plataforma de gestão para a sua empresa?

24/10/2019

Investir em uma plataforma de gestão é fundamental para manter uma empresa competitiva no cenário atual. Esse tipo de software é extremamente útil para otimizar os processos do setor, o que aumenta a produtividade e facilita a tomada de decisões.

Essa agilidade reduz o tempo gasto na operação, como planilhas e cálculos que podem ser feitos automaticamente. Com isso, a empresa investe o tempo em tarefas que agregam valor no negócio assim como melhoram o clima organizacional.

O mercado hoje apresenta dezenas e dezenas de opções com os mais variados perfis de software, o que acaba dificultado a sua busca.

Você sabe como escolher entre as dezenas de plataformas disponíveis no mercado? É preciso levar em conta muitos fatores antes de decidir qual software de gestão será o melhor para sua empresa. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a fazer o investimento mais adequado para suas necessidades, pois o que importa não é o que os softwares dizem que fazem mas sim como eles fazem e o impacto que sua estrutura sofrerá com a implantação. Quer saber mais?

Como escolher uma plataforma de gestão?

Mapeie processos e necessidades

Antes de escolher uma plataforma de gestão, entenda como funciona a rotina da equipe. Geralmente as empresas adquirem um sistema e depois tentam adequar seus processos a ele. Não caia nesse erro! O correto a se fazer é investir em um software flexível ao ponto que se consiga adaptar seus métodos de trabalho já existentes na organização, para que sua utilização seja mais eficiente e com um custo justo.

Definir as necessidades da empresa é outro ponto fundamental. Não adianta escolher um sistema que apresente inúmeras funcionalidades, mas não atenda a uma necessidade específica do negócio. Fique atento a esse detalhe na hora de fazer sua escolha.

Escolha um sistema fácil de implementar

O objetivo de um software é dar mais agilidade às rotinas da empresa. Por isso, ele precisa ter uma instalação simples, intuitiva e ser fácil de operar dispensando os famosos treinamentos intermináveis. Hoje os softwares são planejados para fornecer uma boa experiência através da facilidade do uso. O acesso as informações deve ágil com os dados com fácil acesso.

Além disso, é essencial que o sistema possibilite a personalização e segmentação de algumas informações, afinal toda empresa possui suas particularidades.

Antes de contratar uma plataforma tente visualizar se o seu processo de ponta a ponta está contemplado, e não somente visualizar a departamentalização que muitas vezes engessam as atividades operacionais da empresa impossibilitando também a extração de informações para gestão.

Cuide da segurança da informação

Algumas informações não podem ser compartilhadas com o restante dos funcionários da empresa. Mas isso não significa que o acesso à plataforma precise ser restrito. Basta verificar se a plataforma permite a inclusão de níveis de acesso. Dessa forma os colaboradores terão acessos e permissões somente para visualizar informações referentes a sua área.

Outro cuidado importante é definir as regras de segurança antes de adquiri-lo pois hoje se tornou muito comum "invasões" nas redes das empresas.

Inclua gestão de documentos e finanças

É fundamental que um bom sistema possibilite a gestão de dados relativos à equipe de colaboradores, documentações, contratos, clientes, compras, finanças, etc ... para que fiquem reunidas em uma única plataforma, o que garante a organização dos dados e torna a busca de informações muito mais rápida.

Procure uma boa equipe de suporte

Ao investir em um sistema de tecnologia desse porte, um dos pontos mais importantes que devem ser levados em conta é a qualidade da equipe de suporte. O pós-venda precisa ser impecável. Afinal, após a instalação, podem surgir no software, que deverão ser solucionados com precisão e agilidade. Do contrário, isso pode representar um grande prejuízo para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? 

Entre em contato: ecosistemas.net.br

© 2019 Blog de TI. Feito sob medida por EcoSistemas.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora